sábado, 28 de fevereiro de 2009

TEATRINHO

A Fábula " A Galinha dos Ovos de Ouro" foi explorada de forma divertida!
Valorizou-se na Área da Língua Portuguesa a expressão oral/expressão escrita, em que os alunos recontaram o desenrolar da história e retiraram dela a ideia principal e uma lição de moral "Quem tudo quer, tudo perde". Valorizou-se também as Áreas de Expressão (Plástica, Dramática e Musical). Os alunos cantaram canções dedicadas às galinhas, desenharam, pintaram e recortaram personagens da Fábula e, posteriormente, teatralizaram com figurinhas coladas em paus de espetada.
Valorizou-se na Matemática " Números e Operações" - Contagem de folhas de jornais para a confecção das fatiotas e cálculos mentais." Grandezas e Medidas" - Estabelecer relações de grandeza, fazer estimativas de medidas em casos simples, relacionar dia, semana, mês e dialogar sobre a duração de algumas actividades.
No Estudo do Meio, deu-se primazia à reutilização de materiais, de forma a reduzir a quantidade de lixo existente no nosso Planeta. Valorizou-se também as tradições, a alimentação e os seres vivos.






sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

MATEMÁTICA DIVERTIDA


No dia 13 de Novembro, houve diálogo sobre os sólidos geométricos. Apreciamos a geometria no mundo real e reconhecemos em objectos diversos, superfícies planas e não planas. Com alguns objectos de formas semelhantes aos sólidos, construímos outros do mundo real.





Nos dias 20 e 21 de Novembro, os alunos do 3º ano, em grupo, participaram na actividade - planificação do cubo.




No dia 10 de Dezembro d
e 2008, toda a turma colaborou na construção do Ábaco. Com os alunos do 2º ano, explorou-se a centena, a dezena e a unidade.
Com os alunos do 3º ano, explorou-se as ordens e as classes. Fez-se contagens e leitura de números.
























No dia 6 de Janeiro de 2009, praticara
m-se exercícios de revisão sobre os Polígonos. Elaborou-se um trabalho de grupo com os alunos do 3º ano.













quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

FATIOTAS DE CARNAVAL

Num dia de aulas, a nossa professora contou uma história/Fábula que se chamava "A Galinha dos Ovos de Ouro".
O Carnaval aproximava-se... e, com base nesta fábula, resolvemos fantasiar-nos de galinhas. Envolvemos toda a comunidade educativa (Professora titular, Colegas da turma, Professoras das AEC, Auxiliares da Acção Educativa, Pais e Encarregados de Educação) neste projecto, participando e colaborando com empenho e dedicação.
Os nossos pais reuniram-se com a Professora e nós também demos algumas dicas sobre as fatiotas de Carnaval.
Cada um de nós fez a recolha de materiais reutilizáveis: jornais, T-shirt´s velhas, restos de cartolina e esponjas. Depois disto, colocamos mãos à obra... e, produzimos umas galinhas muito bonitas! "Todas iguais, todas diferentes", com cores ao nosso gosto!...
Depois de pintados, dobrados e recortados os jornais, a nossa professora colou-os nas T-shirt´s com cola quente. Não realizamos a tarefa da colagem, porque a professora não deixou... alguém podia magoar-se. Mas teve a nossa ajuda na entrega das tiras de jornal para serem aplicadas.
Fizemos contornos sobre esponjas e, de seguida, cada um de nós recortou duas patinhas de galinha.
Nas aulas da Professora de Plástica, elaboramos o bico e a crista da galinha.
As Professoras de Plástica e de Inglês e, as nossas auxiliares também deram uma grande ajuda na pintura de jornais.
A Professora de Música ensaiou connosco uma canção relacionada com o disfarce de galinha para cantarmos no dia do desfile.

TEXTO COLECTIVO - ALUNOS DO 2º/3º ANO


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Desfile de Carnaval




Como programado o nosso desfile de Carnaval levou-nos à escola sede e também por algumas ruas de Sobrado...


Os patinhos do 1.º ano lá seguiram na fila, a cantarolar e com o rabinho a dar a dar...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A GALINHA DOS OVOS DE OURO


"A GALINHA DOS OVOS DE OURO" é uma Fábula de Jean de La Fontaine (1621-1695).
O autor coloca os animais a representar e atribui-lhes sentimentos e atitudes humanas. Em cada Fábula há uma lição de moral, levando-nos a reflectir sobre os nossos defeitos. La Fontaine dizia a si mesmo: " Uso os animais para instruir os homens".
Esta Fábula é uma "história de sempre" reescrita e adaptada por escritores portugueses.

NARRAÇÃO
Era uma vez uma galinha muito especial. À primeira vista parecia uma galinha igualzinha às outras. Comia milho como as outras galinhas, cacarejava como as outras galinhas, punha ovos como todas as outras... Ora, era mesmo por isso que a galinha desta história era muito especial. Ela punha ovos de ouro.
Quando o dono descobriu, ficou muito contente pois logo pensou que os seus problemas iam terminar.
- Estou rico! Estou rico! Já não vou precisar mais de trabalhar!
A partir daí, todas as manhãs, bem cedinho, lá estava ele à espera que a galinha pusesse mais um ovo, um ovo de ouro brilhante e reluzente.
- Vá lá, galinha! Põe o ovo. Quero guardá-lo ao lado dos outros todos que já juntei.
- Cacaracacá! - Cantava a galinha, muito serena sem perceber a pressa do seu dono. - Se calhar o homem tem fome, coitado!
E lá punha mais um ovo de ouro sem saber que aquilo valia muito, mas mesmo muito dinheiro.
"Eh...eh...eh", ria o lavrador, todo contente por aumentar o seu tesouro.
Mas o homem começou a cansar-se de ter de esperar sempre pelo dia seguinte para ter mais um ovo.
- Só um ovo por dia?! Assim nunca mais fico rico.
A sua paciência esgotou-se e teve vontade de ficar rico mais depressa.
Acreditava que dentro da galinha havia um tesouro, que a sua barriga estava cheia de ovos valiosos. -" Vou matar a galinha. Vou abri-la e ficarei rico para sempre. Já estou farto de esperar".
E a pobre galinha sem saber de nada.
Mal o pensou, logo o fez, mas também logo se arrependeu, pois, assim que viu a galinha por dentro, percebeu que ela era igual a todas as outras galinhas da sua capoeira e que não havia tesouro. Agora, a única coisa que podia fazer com ela era uma rica canja para matar a fome.
Quem tudo quer, tudo perde.
Há pessoas que ficam pobres por causa da ambição, por quererem enriquecer depressa de mais.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

CARNAVAL

Se a chuva não resolver aparecer dia 20 de Fevereiro, faremos o nosso Desfile em conjunto com todas as outras escolas do Agrupamento de S. João de Sobrado.
O Tema, uma vez mais relacionado  com a Leitura e sua importância, remeteu-nos para as histórias tradicionais. A escolha foi um pouco dificil, pois surgiram várias sugestões. No final optou-se pela história:"A Carochinha e o João Ratão".
 Quanto ao guarda-roupa valorizamos a reutilização de materiais e a utilização de materiais
 diversos (plástico, meias, arames, cartolina...)
Temos trabalhado bastante e anossa costureira é a Fátima. Os nossos fatos estão

 a ficar engraçados!...Vejam alguns de nós a trabalhar...os fatos completos só os verão no dia
20/Fevereiro.                                   


 

PRESERVAR A NATUREZA E AS TRADIÇÕES

Através de diálogos constantes, tenho alertado os meus alunos para a problemática da poluição na Natureza. Temos discutido enumeras formas de evitar a destruição do planeta em que vivemos. A sensibilização iniciou-se a 14 de Novembro, em que se falou nos ecopontos e respectivas cores identificativas. Neste mesmo dia, elaboramos um trabalho de grupo cujo lema "Aproveitar para reaproveitar" pintando uma caixa de papelão de cor azul que, viria a servir para a separação/reaproveitamento de materiais (papel, cartão, jornal) dentro da própria sala de aula.
Em Dezembro, reaproveitamos os materiais do nosso ecoponto azul, elaborando bolas de enfeite para a nossa árvore de Natal. Envolvemos o papel velho em papel crepe branco e decorando com um fio dourado ficaram umas bolas muito bonitas.
Agora, no Carnaval, seguindo o tema "Ler para Crescer", iremos participar neste projecto, dando primazia à reciclagem. Este projecto envolve toda a comunidade educativa do Agrupamento. A partir de leituras efectuadas na sala de aula, seleccionamos uma história/Fábula " A Galinha dos Ovos de Ouro" e escolhemos os materiais a utilizar.se processou a recolha de materiais e a fase inicial de confecção de adereços para usar no desfile de Carnaval, a realizar na manhã de 20 de Fevereiro de 2009. Desta forma estaremos a preservar a Natureza e a preservar o património cultural e tradicional.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO











Fez-se a leitura da história...
Os alunos recontaram-na oralmente e através de desenhos.
Ouviram um CD em que narrava a mesma história, numa versão com semelhanças e diferenças.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CORPO HUMANO

Os diversos sistemas responsáveis por funções indispensáveis à vida.




quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

CANTAR OS REIS


Este ano o tempo não ajudou!... E como não foi possível cantar os Reis à porta de casa das famílias dos alunos, vieram as famílias à nossa escola. Então, no dia 16 de Janeiro, no espaço polivalente, toda a comunidade educativa esteve reunida e envolvida numa tradição que deverá continuar a ser transmitida de geração em geração.



































Neste dia encerramos a exposição de presépios.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Goiaba e Goiabada





Na sala do 1.º ano, no livro de Língua Portuguesa , apareceu a palavra goiaba.
Todos os alunos muito admirados perguntaram o que era...
Respondi que era um fruto, da goiabeira, que existe muito no Brasil... Disse também que este fruto dá um doce muito conhecido, a goiabada, um pouco semelhante à m
armelada.

Bem mas o melhor era mesmo todos provarem, foi o que aconteceu hoje, provamos goiabada. No final todos gostaram e alguns alunos repetiram a prova. Para terminar escrevemos frases no quadro já com um "sabor doce de goiabada".

Exposição de Presépios


As férias do Natal tinham terminado e estavamos no Dia de Reis, não tardaríamos a guardar os enfeites de Natal e os presépios. Mas, antes disso acontecer... todas as crianças, que tinham autorização dos pais, poderiam trazer os seus presépios para êxpor. 
Assim aconteceu e muitos presépios ficaram no átrio da escola, para quem quis ver. Se não passou por lá entre 6 e 16 de Janeiro, não fique triste, aqui estão algumas imagens!...


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

UM DIA DE NEVE

Algumas reflexões sobre as vivências de "UM DIA DE NEVE"...


No dia 9 de Janeiro, nevou muito em Sobrado. É muito raro acontecer! Todos os meninos da escola ficaram muito felizes e, alguns até disseram que era um sonho tornado realidade. Neste dia estava muito frio... Eu adorei a neve, porque nunca tinha visto nevar.
Ricardo - 2º ano

Eu estava a escrever quando a minha professora disse: - Está a nevar!
Depois veio o espírito Natalício. Fomos todos lá para fora brincar com a neve.
Parecia outro mundo!
João - 3º ano

Este dia foi o melhor da minha vida! Nunca o esquecerei... As professoras ficaram cheias de neve.
Foi um momento mágico! A minha professora tirou algumas fotografias.
Fiquei tão contente com a neve a cair que até era capaz de chorar de alegria.

Rita - 3º ano


Eu nunca tinha visto neve!
Fiquei muito contente por ver neve a cair.
Disse o Edi à professora - 2º ano

As árvores ficaram brancas e os muros também. Nós ficamos muito felizes, especialmente aqueles que nunca viram nevar. A escola ficou branquinha como as nuvens e como o algodão.
Eu gostei muito deste dia! Acho que os meus colegas também gostaram muito, porque caiu muita neve e foi uma alegria. Quando fomos para a sala, estávamos cheios de neve.
Rafaela - 3º ano

Vimos muita neve a cair. Brincamos algum tempo...Não brincamos muito, porque podíamos ficar doentes. Estava tudo branco! A neve caía com alguma intensidade, mas começava a derreter.
Helena - 3º ano

Eu e os meus amigos brincamos na neve.
Este dia foi o melhor da minha vida. A neve era linda!
Bruno - 3º ano






domingo, 1 de fevereiro de 2009

Bonecos de Neve

No dia 9 de Janeiro foi uma alegria!...Nevou e encantou toda a criançada. Relacionado com isso fizemos alguns bonecos de neve, em pasta de modelar branca. Ora vejam!...