sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Mensagem de Despedida















Cheguei a Sobrado em Setembro de 2006. Para mim, essa era uma povoação desconhecida. Uma povoação sem qualquer relevância.
Tive a sorte de ser colocada na Escola de Paço, estabelecimento que me encantou logo de início, pelo espaço que oferecia. Também na escola tive o grato prazer de desenvolver um trabalho colaborativo com as demais colegas do 1º ciclo, assim como com o prestável pessoal auxiliar. E assim, desse envolvimento, nasceram actividades conjuntas e articuladas, levando a que trabalhassemos em perfeita cooperação, para bem de todos os alunos. Surgiu também este Blogue de que fui grande impulsionadora. Tive, ainda, o privilégio de Coordenar este Estabelecimento a par da minha actividade docente na Educação Pré-escolar.
A juntar ao bom ambiente de trabalho, verificaram-se requalificações e diversos melhoramentos no edificio escolar que contribuiram para uma melhor qualidade educativa. Foram para mim momentos de grande satisfação.
Passados 3 anos eis-me de partida da EB1/JI de Paço. Não deixarei a terra que me encantou pela linda tradição da Bugiada. Mudei apenas de Escola e de funções, mas continuo em Sobrado!
Guardo os bons momentos e as boas experiências (Muitos podem ser revividos pela leitura dos posts deste Blogue). Não esquecerei as crianças, as colegas (Professoras Fernanda, Rosa e Carla) e o pessoal não docente (Auxiliares Fátima, Maria e a Cozinheira estupenda que é a D. Noémia com a colaboração da ajudante D. Rosa.).
Desejo sinceramente que tudo prossiga no bom caminho e faço votos de um óptimo trabalho.
Estou por perto, na EB2,3 de Sobrado...
Até sempre
Raquel Alves

terça-feira, 4 de agosto de 2009

FÉRIAS


DESEJO A TODOS

UMAS BOAS FÉRIAS...


DIVIRTAM-SE!

FESTA FINAL DE ANO

Para a festa de encerramento do ano escolar 2008/2009, de 15 a 19 de Junho, fez-se a preparação de cenários e de actividades a desenvolver. Foi uma semana muito preenchida e divertida! A festa realizou-se a 19 de Junho, pelas 14 h 30 m, com a presença de toda a comunidade educativa. No final houve um lanche convívio.

MENINOS DE TODAS AS CORES




"Meninos de todas as cores" é o título de um texto de Luísa
Ducla Soares. O texto foi explorado de diferentes formas...




segunda-feira, 3 de agosto de 2009

RUI NOVA - Amigo de Carlos Paião

A professora da Actividade de Enriquecimento Curricular de Música participou no Projecto Ciclo de Compositores. Envolveu todos os alunos da escola neste Projecto e dinamizou actividades de expressão corporal baseadas nas músicas de Carlos Paião: Play Back, Cinderela, Pó de arroz,...
Como as novas tecnologias tem destas coisas, através da internet, a Professora de Música entrou em contacto com Rui Nova, um amigo de longa data do cantor/compositor Carlos Paião, convidando-o a estar presente na apresentação do Ciclo de Compositores, a 15 de Junho de 2009, nas antigas instalações da casa do povo de Sobrado. Os alunos entrevistaram-no... Tivemos oportunidade de o conhecer pessoalmente, falando-nos um pouco da sua vida e do seu amigo Carlos Paião.

LENDA DOS BUGIOS










É uma das mais antigas lendas , do tempo em que os Mouros habitaram a Serra de Santa Justa. Uma tribo Mourisca habitou a Serra de Cuca-ma-Cuca, hoje chamada Santa Justa, em Valongo. Essa tribo dedicava-se à exploração do ouro. Havia um rei mouro cuja filha adoecera. Ele recorreu a diversos curandeiros, mas não conseguira a cura de sua filha.


Junto à Serra das Pias, hoje Aguiar de Sousa, Paredes, existiu um outro povo, um povo lusitano (cristãos/bugios) de crença religiosa, que venerava S. João, obtendo vários milagres desse santo.


O rei mouro tomou conhecimento de tais milagres e, implorou a S. João a cura da sua filha, tendo sido atendido pelo milagroso Santo. De imediato, o rei reuniu os seus súbditos, ofereceu um banquete e, no final, exibiram-se animadas danças. O rei obcecado resolveu assaltar a povoação dos Bugios e apodera-se do santo. Porém, os Bugios revelaram resistência e, conhecendo a superstição dos mouros, vestiram trajes garridos com máscaras e objectos macabros, amedrontando-os.


Dias depois, travaram-se lutas renhidas e, os mouros guerreiros acabaram por vencer os cristãos, capturando o rei dos Bugios.


Os cristãos para libertarem o seu rei, improvisaram uma figura de serpente e, com campainhas e guizos foram ao encontro dos mouros que, amedrontados, fugiram. Depois de libertado o rei dos Bugios, este e os seus súbditos gritaram:


- O Santo é nosso! O Santo é nosso!


Texto colectivo – Leituras/pesquisa






domingo, 2 de agosto de 2009

ESPANTALHO



Construímos um espantalho para colocarmos na nossa pequena horta...

MAQUETA

Nas aulas de Matemática falamos em mapas, plantas e maquetas... Falamos também em medidas de comprimento e de área... Daí surgiu a ideia de construirmos uma maqueta com 1 metro quadrado! A maqueta de um edifício que representaria a nossa escola, reutilizando pacotes de leite e de sumo, de forma a reduzir a poluição. A turma participou com grande entusiasmo no desenvolvimento da maqueta.

sábado, 1 de agosto de 2009

DIA DO AMBIENTE

Para comemorar o Dia do Ambiente, a 5 de Junho, houve diálogo/debate sobre a forma como preserva-lo, pensando em nós e nas gerações vindouras. A poluição continua a ser um factor prejudicial e maléfico para a sobrevivência das diferentes espécies, fauna e flora. Destacou-se a importância dos ecopontos: reduzir, reutilizar, reciclar e reaproveitar. Reaproveitamos garrafas de plástico e cada um de nós plantou uma "arvorezinha" conhecida por"Rosa-da-China, Hibisco ou Cardeal"; Registamos o seu nome científico Hibiscus Rosa-Sinensis e o seu significado "Beleza efêmera". Fez-se o desenho/pintura do nosso planeta e o símbolo "reciclar". No final do dia, fez-se a oferta de plantas à comunidade educativa e cantamos canções relacionadas com o Ambiente. Continuamos a construção da nossa maqueta...