domingo, 28 de novembro de 2010

Aniversário da Francisca


No dia 23 de Novembro, fez anos o elemento mais novo deste grupo: a Francisca. Custou a adaptar-se à escola mas agora é uma "aluna" participativa, que gosta de colaborar em todas as actividades e é muito querida por todos.
Foi num ambiente de alegria que festejamos no dia 23 de Novembro o terceiro aniversário da Francisca, onde não faltou um bolo da Hello Kitty!!!!

domingo, 21 de novembro de 2010

Jardinagem

Resolvemos embelezar a entrada da nossa sala e....mãos à obra.
A professora trouxe floreiras, o avô do João levou terra e
conseguimos que nos dessem algumasplantas. Foi assim que
passamos uma tarde diferente, no intervalo de uns chuveiros,
mas fomos uns jardineiros exímios. Aqui fica a reportagem do
nosso esforço, mas...valeu a pena, a entrada está LINDA!

Aniversário do Tiago


Imaginem que já fiz quatro anos, não acham que estou um homem? Fiz anos no dia 13 de Novembro mas como foi um sábado, festejei com os meus amigos na segunda-feira. Levei para a escola um bolo fantástico homem aranha e os meus amigos deliciaram-se. Foi uma tarde muito animada e fica aqui o registo desta festa!

domingo, 14 de novembro de 2010

Música de S. Martinho

Há coisas tão giras para dizer que aprendemos e realizamos que ás vezes esquecemos-nos de falar de algumas. Foi o que aconteceu. Durante a semana de S. Martinho as três turmas de 1º ciclo de Paço andaram, passo a passo, a aprender a letra da música e a coreografia do tema " Ai vamos assar castanhas". Fica a letra da música para os pais, tios, primos, irmãos ou avós poderem acompanhar os nossos pequenos músicos.

Ai vamos assar castanhas
que é Dia de S. Martinho
Castanhas quentes e boas
Ai eu te dou com carinho

Castanhas quentes e boas
Ai eu te dou com carinho
Sentados comemos juntos
E assim eu não estou sozinho

Sentados comemos juntos
e assim eu não estou sozinho
Ai vamos assar castanhas
Que é dia de S. Martinho

in Pequenos músicos - Gailivro

sábado, 13 de novembro de 2010

Ai vamos assar castanhas

As castanhas foram assadas mais cedo mas nem por isso o S. Martinho deixou de ser comemorado na nossa escolas depois das 15.30 h...
Embora sem fotografias que possam registar os acontecimentos aquelas duas horas, foram repletas de boa disposição e divertimento.
O grupo de professores das Actividades de Enriquecimento curricular fez as honras da casa e apresentou uma variante da história de S. Martinho através de um pequeno teatro de fantoches que, a avaliar pelas gargalhadas do público, foi um dos pontos altos do resto da tarde...
Mas como nem só de histórias se faz o S. Martinho, e aproveitando as velhas tradições da nossa freguesia, a hora seguinte fez-se com jogos tradicionais ( corrida de sacos, tiro ao alvo, corrida de castanhas e o puxar á corda), que só terminou porque, entretanto eram 17,30 h e tempo de rumar a casa. Acreditamos que com muitas histórias e aventuras para contar aos pais que não puderam assistir a tudo, do dia de S. Martinho da Escola EB1/JI de Paço.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cápsulas de café

Com as cápsulas do café Nespresso, nós aproveitamos para fazer imensa coisa na sala, trabalhos, conjuntos, contagens, seriações por cores, enfim...
Desta vez, surgiu, por iniciativa das crianças, uma pequena cidade onde não faltou a cor e a imaginação. Não resisto a publicar, pois o que é espontâneo e original faz com que o dia a dia no Jardim de Infância seja um descobrir permanente de novas brincadeiras, jogos, entretenimento e...vale tudo.
Assim se desenvolvem e crescem as nossas crianças:a descobrir brincando e com muita alegria.
No dia 11 de Novembro, dia de S. Martinho, além do tradicional magusto, convidamos os pais e familiares dos alunos a virem participar numa pequena feira. Desta, constava a venda de rifas,doces e coisas feitas pelos alunos da escola.Nós participamos com os colares que fizemos de massa (foram um sucesso, não sobrou um), a marmelada feita por todos nós e os postais de papel reciclado. Todos ajudaram nas vendas, os pais foram à escola(com grande alegria nossa) cantamos-lhes canções do dia de S. Martinho e comemos deliciosas castanhas assadas pela D. Maria e pela D. Noémia.

Postais

Estivemos empenhados, durante uns dias a fazer papel reciclado. Rasgamos jornal, colocamo-lo em água, ralamos e coamos. Juntamos umas pétalas secas e por fim secou. No final, demos uns acabamentos com tintas e o resultado final foi fantástico. Foi uma experiência nova e muito divertida, em que todos gostaram de participar.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Um Halloween diferente







Na passada sexta feira comemoramos na nossa escola o Halloween. Os professores das Actividades de Enriquecimento curricular em parceria com a Professora Fernanda organizaram um peddy-paper de "assustar". Foi bastante divertido! Em cada atelier tivemos uma actividade diferente ( Pintura de desenhos alusivos ao tema, caça ao tesouro fantasma, construção de fantasmas e caça á vassoura da bruxa). No fim houve doces e a nossa música do Halloween cantada em grande estilo por todos os alunos do 1º CEB da escola.


Para terem uma ideia do que foi a nossa tarde "fantasmagórica" fica a música que serviu de banda sonora a este dia.




É o Halloween




Nesta noite escura


vou-me mascarar


de bruxa ou fantasma


É o Halloween




Vou de porta em porta


pedir uns docinhos


para encher o meu saco


É o Halloween




Hallo, hallo, hallo, hallo Halloween


Hallo, hallo, hallo, hallo, Halloween ( Refrão)




Mas se não me derem doces


Para comer


Tenho travessuras


Para vos fazer




Nesta noite escura


Vou-me mascarar


De bruxa ou fantasma


É o Halloween!




( Refrão)

in http:// aecmusica.blogpot.com



terça-feira, 2 de novembro de 2010

Visita da mãe do João Pedro

Hoje tivemos a visita da mãe do João Pedro à escola. Como temos abordado algumas profissões, a de analista não passou desapercebida, e que giro que foi! A partir de hoje já não vamos ter medo de tirar sangue, nem nos vamos assustar quando virmos uma senhora de bata branca. Sim, porque a nossa sala transformou-se num pequeno laboratório onde não faltou o algodão, o alcool, os elásticos para os braços, a borboleta" (local onde a agulha está escondida para não assustar as crianças) e os frascos de recolha. Foi tudo muito bem explicado e no final ainda tivemos prendas: um caderno de actividades, lápis de cor e dois balões. Obrigada à mãe do João Pedro, ficamos a conhecer uma profissão diferente e tão importante!

O terror no JI de Paço

Ah!Ah!Ah! Estavamos aterradores, na nossa festa de Halloween, dia29 de Outubro.



A professora e a Fátima pintaram-nos as caras com motivos assustadores e ficamos horriveis. Depois colocamos uma máscara de morcego e assustamos, cantamos e dançamos uma canção sobre o Halloween, para os pais, avós e amigos que nos vieram
buscar. Divertimo-nos imenso, somos mesmo pestinhas, ah,ah,ah.