terça-feira, 28 de junho de 2011

VISITA À BIBLIOTECA DE VALONGO

No dia 31 de Março fomos à Biblioteca Municipal de Valongo. Assistimos à Hora do Conto com o grupo de jovens de inserção social. Primeiro eles apresentaram uma coreografia sobre a musica«voar», depois mostraram como as mulheres antigamente lavavam as roupas, apresentando a musica«lavadeiras»e, a seguir, falaram sobre as estações do ano com uma musica relacionada com tema. Por fim, representaram a luta entre um reino de maus e um reino de bons, vencendo o reino dos bons. Também subimos ao palco... dançamos e cantamos com os jovens de inserção social. Depois fomos visitar a biblioteca em geral. A funcionária da biblioteca levou-nos a ver as salas dos livros para os adultos, sala a partir dos doze anos e a sala para as crianças. E,quando já tinha-mos visto tudo, fomos embora para a escola. Aprendemos a respeitar os que trabalham lá, a falar baixo e a não correr, porque podíamos cair.














Alunos 1º e 4º anos

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aniversário da Lara Cristina



Nesta altura do ano já vêm poucas crianças para o JI, mas os aniversariantes não deixam de vir à escola para cantar os parabéns com quem estiver. Foi o caso da Lara Cristina que completou 4 anos na segunda-feira, dia 27 de junho. Estavam 6 crianças e não faltou a mãe da Lara, a ama e a irmã. O bolo era da Dora e estava uma delícia. Parabéns Lara, de todos nós!



quarta-feira, 22 de junho de 2011

Festa final de ano

Como não podia deixar de ser, realizamos a festa final de ano letivo, com todas as crianças da EB1/JI de Paço. O dia escolhido foi dia 22 de Junho,à tarde. O S. João foi o tema dominante e os números apresentados foram muitos. Danças, dramatização da história dos Búgios, canções, ginástica, poemas e marchas de S. João. As crianças do JI fizeram ginástica, dançaram "A Família das vogais", cada criança disse uma lengalenga ( foram trabalhadas as lengalengas ao longo do ano) e fizeram uma marcha de S. João. A festa culminou com a entrega das cartolas e dos diplomas aos finalistas e com uma canção dedicada a eles. Estas são algumas das fotos que consegui obter, não são muitas mas não podia deixar de referir este acontecimento e desejar um ótimo S. João e umas boas férias a todos.

domingo, 19 de junho de 2011

Visita à escola


A D. São, avó do Tiago, é uma pessoa muito conhecedora de tradições e gosta de transmitir os seus conhecimentos aos mais novos. Sem que ninguém previsse, na sexta-feira, dia 17, apareceu na escola a meio da tarde para trazer uma lembrança para cada criança. Era um vira-vento, para cada um, feito com cascas de tronco do eucalipto e um pequeno arame. Explicou como os fez, como se manobravam e lá correram todos à volta da escola , cada qual com o seu vira-vento. Como deu tempo, há que cantar canções com todos! Obrigada D. São pela simpatia e pela partilha, é sempre bem vinda!

Visita à escola


O conceito de uma escola aberta à comunidade, passa pelo convite aos pais, familiares e amigos das crianças que frequentam o Jardim de Infância para virem à escola. A irmã da Lara já tinha prometido que nos viria visitar mas só nas suas férias, pois os estudos estão primeiro. Na quinta-feira, dia 17, a Adriana e a amiga Diana vieram contar a história "O Jardim das Florzinhas". Todos gostaram muito, principalmente a Lara Filipa, como não podia deixar de ser!Retribuímos a simpatia com uma dança do Panda! Foi uma manhã muito simpática!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dia Mundial da Criança

No dia 1 de junho comemoramos o Dia Mundial da Criança, como não podia deixar de ser. Estampamos ticharts , pintamo-las com o dedo e neste dia vestimo-las. Começamos a manhã por lançar com a professora Rosa papagaios de papel, feitos pelos alunos da sua sala. O vento não foi suficiente mas bem tentamos, fartamo-nos de correr, então a professora Rosa........

Em seguida jogamos jogos tradicionais, com todos os alunos da escola, divididos por grupos. O jogo das estafetas, das cadeiras...

...do lançamento de cordas, do lencinho..

...e dos pinos (bowling). De tarde fomos ao Centro Cultural de Sobrado ver a peça "Todos os Rapazes são Gatos", interpretada pelos alunos da EB2/3.

À saída do teatro fomos recebidos por palhaços, comemos pipocas e as professoras lançaram, todas ao mesmo tempo, balões com pequenas mensagens.

Quando chegamos à escola fomos ainda presenteados com guloseimas e um frasco para produzir bolinhas. Um dia fantástico para todos, sem dúvida!