sexta-feira, 25 de maio de 2012

VISITA DE ESTUDO

Na sexta-feira, dia 18 de maio, a escola EB1/JI de Paço realizou uma Visita de Estudo ao “Portugal dos Pequenitos”, na cidade de Coimbra.
Todos levaram uma T´Shirt cor de laranja que representa a cor da escola.
O almoço foi no Parque Verde, junto ao rio Mondego.
 As professoras falaram do Bissaya Barreto que foi um médico e professor, e foi ele que teve a ideia de mandar construir o “Portugal dos Pequenitos” para que as crianças conhecessem melhor o seu país de uma forma mais engraçada.
















Logo na entrada havia casas que representavam os países lusófonos. A casa que representava o Brasil levou-nos até à época dos Descobrimentos. Havia também duas casas rodeadas por água, eram as casas das nossas ilhas da Madeira e dos Açores.

Quando passamos a praça principal, havia muitas casinhas e cada uma delas representava uma parte (região) de Portugal. Exploramos cada uma delas e ainda observamos alguns monumentos de Portugal que são muito engraçados, por causa do tamanho, de serem tão pequeninos!
Brincamos e vimos o espetáculo do Palhaço Brincalhão que contou uma história e fez alguns truques engraçados.
Depois comemos um gelado e chegou a hora do regresso. Foi uma Visita muito divertida. Gostávamos de lá ir outra vez...

sábado, 19 de maio de 2012

Portugal dos Pequeninos

Sexta-feira, dia 18 de maio, fizemos o nosso passeio anual, como estava previsto no Plano anual da Escola de Paço. Fomos a Coimbra a "Portugal dos Pequeninos" e tivemos muita sorte com o tempo: temperatura amena e sem chuva. Fomos almoçar a um parque de merendas junto ao rio Mondego, onde brincamos, almoçamos, vimos pessoas a fazer canoagem e mergulho. Às catorze horas entramos no "Portugal dos Pequeninos", vimos as casas pequenas, entramos nelas, brincamos num parque, comemos gelados e vimos um espetáculo feito por um palhaço. Foi fantástico e chegamos a Sobrado a dormir (maior parte de nós) e... com chuva! Aqui estão algumas fotos que retratam momentos divertidos!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

ESCRITOR MIGUEL BORGES SILVA

No dia 23 de abril, dia mundial do livro, realizaram-se leituras, ilustrações e memorizações. É de salientar o livro "Uma história cheia de cor" do autor Miguel Borges Silva. Esta atividade culminou com a visita do escritor à nossa escola, no dia 14 de Maio.
Aconselho a leitura deste livro...

segunda-feira, 7 de maio de 2012

DIA DA MÃE

Para este dia festivo, realizaram-se lembranças e dedicatórias…

Os alunos do 1º e da sala do 3º ano realizaram uma flor. Os alunos do 2ºano realizaram um frasquinho de cheiros com flores secas.







domingo, 6 de maio de 2012

PLANETÁRIO

Fizemos uma visita de estudo ao planetário, no Porto, dia 4 de maio. Saimos por volta das 9h30min e fomos ver a história "Vitor vai à lua", e chegamos às 13h, para almoçar. Ficamos aprender muitas coisas e recordamos outras, que já tinhamos falado na sala do JI. À visita também foram os amiguinhos de Fijós, da Balsa e de Campelo. Aqui ficam algumas das fotografias que tiramos!







quinta-feira, 3 de maio de 2012

DIA DA MÃE

No dia 3 de maio festejamos o Dia da Mãe. Precisamos de preparar esta festa com alguma antecedência, e valeu a pena. O presente oferecido foi um livro de receitas, que constou da compilação de receitas trazidas por todas as crianças e por um cartão com um desenho feito por cada um, contendo um vaso de flores, montado também por nós. Fizemos biscoitos para as mães, decoramos três quadras e encantamos as mães. Estas, recortaram caras em revistas, colaram-nas, desenharam os corpos e, por fim, colaram os trabalhos, construindo um painel coletivo. Foi um dia muito bem passado, com mães orgulhosas e enternecidas!







quarta-feira, 2 de maio de 2012

Lanche diferente

A D. São, avó do Tiago, fez e ofereceu à sala do Jardim de Infância um PUDIM. Foi com agrado de todos que saboreamos, ao lanche este doce, que estava delicioso. Um grande beijinho e muito obrigada, D. São.